CEMRI e Fundação Pro Dignitate acolhem jornalistas guineenses



Entre os dias 20 e 22 de fevereiro o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI (Universidade Aberta) e a Fundação Pro Dignitate levaram a cabo uma colaboração no âmbito da formação “Jornalismo para a Paz”, um projeto da Fundação Pro Dignitate com rádios locais da Guiné Bissau.

Neste contexto, a Universidade Aberta recebeu a visita de uma delegação de três jornalistas guineenses da Rádio SolMansi (“Amanhecer”) – Casimiro Cajucam, Anabela Bull e Uri Djalo, acompanhados pelo Dr. António Pacheco da Fundação Pro Dignitate.

No dia 20 de fevereiro, a Professora Maria Beatriz Rocha Trindade, responsável pela “Comissão de Migrações” da Sociedade de Geografia de Lisboa e Investigadora sénior do CEMRI, organizou uma visita à Sociedade de Geografia de Lisboa, instituição centenária (1875) que desde a sua fundação dedica um particular interesse ao continente africano e asiático, muito em particular à presença portuguesa no mundo.

No dia 21 de fevereiro, foi efetuada a visita à Universidade Aberta, organizada em colaboração com o responsável do Grupo de Investigação “Migrações e Diversidades Culturais” do CEMRI, Prof. Doutor Lúcio de Sousa. De manhã foi realizada uma reunião com a coordenadora científica do CEMRI, Prof.ª Doutora Natália Ramos, a que se seguiu um encontro com a Diretora dos Serviços de Documentação da UAb, Dra. Madalena Carvalho e uma visita guiada às instalações da UAb (Palácio Ceia).

A sessão de Formação sobre migrações, que teve lugar nas instalações da UAb (sitas na Rua Braamcamp) contou com a colaboração de pesquisadores do Grupo de Investigação “Migrações e Diversidades Culturais”: Maria Beatriz Rocha-Trindade, Lúcio de Sousa, Paulo Manuel Costa e Rosana Albuquerque. Integrou, ainda, a equipa o jurista Manuel Malheiros, Diretor Honorário do Tribunal de Justiça da União Europeia e membro da Your Europe Advice (YEA) da European Citizen Action Service (ECAS).

No dia 22 de fevereiro realizou-se um encontro com a Diretora da Obra Católica Portuguesa para as Migrações, Dra. Eugénia Costa Quaresma e com o jornalista Dr. Paulo Rocha, na área da Rádio Renascença.

 

Foto: Casimiro Cajucam
Foto: Rosana Albuquerque

 

 

28 de fevereiro, 2018