CEMRI promove conferência sobre o estado de Consciência Alterada



No dia 23 de setembro, pelas 15h00, realiza-se uma conferência intitulada “La vie au quotidien des personnes en état de conscience altérée”.

O evento tem a presença da conferencista Anne Boissel, docente da Université de Rouen Normandie (Département de Psychologie & Centre de Recherches sur les Fonctionnements et Dysfonctionnements Psychologiques), França. A coordenação e moderação estão a cargo de Natália Ramos, docente da Universidade Aberta (UAb) – Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento (GISCD).

Anualmente, em todo o mundo, muitas são as famílias confrontadas com a situação dolorosa de um familiar em situação de coma. Alguns ficam em estado vegetativo crónico, situação também designada de “Estado de Consciência Alterada”. Em França, foram criados serviços especializados dedicados ao apoio e acompanhamento destes casos. Contudo, algumas famílias, por escolha ou por necessidade, optam pelo retorno do seu familiar ao domicílio.

A investigação nesta área tem por objetivos: produzir novos conhecimentos sobre a vida quotidiana de pessoas nestas condições, nas unidades especializadas em estabelecimento hospitalar e no domicílio; refletir sobre as condições para melhorar a sua qualidade de vida; e propor recomendações para melhorar o acompanhamento de pessoas em Estado de Consciência Alterada.

A iniciativa, que funciona em modo híbrido e está aberta a todos os interessados, é uma organização do CEMRI-GISCD, UAb.

 

Informações e Inscrições

Cartaz

13 de setembro, 2022