Ciclo de Palestras Online sobre Psico-oncologia



O 4.º Ciclo de Palestras Online sobre Psico-oncologia decorre entre outubro e novembro de 2025 e é coordenado cientificamente pela docente Sara Monteiro, do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta (UAb).

A iniciativa destina-se a estudantes da área das ciências sociais e a todos os interessados no tema e é organizada em colaboração com os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (CLA-UAb) em Ansião, Grândola, Praia da Vitória, Madeira, Mêda, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, São João da Madeira e Silves.

O programa integra duas palestras:

1.ª Palestra

Intervenção de grupo em doentes oncológicos
31 de outubro de 2025, 15h00 (Portugal Continental e Madeira) | 14h00 (Açores)
Moderação: Sara Monteiro
Dinamizadora: Ana Torres, professora auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior

Sinopse
O número de sobreviventes de cancro tem crescido, existindo atualmente cerca de 20 milhões na Europa. Estima-se que continue a aumentar. Os sobreviventes apresentam um risco acrescido de sofrimento emocional, nomeadamente de presença de sintomatologia depressiva e de ansiedade, o que pode comprometer a sua qualidade de vida. Programas de intervenção adequados para esta população são necessários. As intervenções de grupos são adequadas porque as dificuldades sentidas pelos sobreviventes de cancro são comuns aos participantes, sendo também uma forma de potenciar a interajuda e o apoio mútuo, para além da perceção de autoeficácia quando fornecem ajuda aos outros. A formação pretende, desta forma, abordar este tipo de intervenção.

🔗 Inscrição gratuita. Após o registo, os participantes recebem por email todas as instruções de acesso.

 

2.ª palestra

A sexualidade no doente oncológico
21 de novembro de 2025, 15h00 (Portugal Continental e Madeira) | 14h00 (Açores)
Moderação: Sara Monteiro
Dinamizadora: Ana Dias Amaral, Médica especialista em Psiquiatria no Instituto Português de Oncologia do Porto

Sinopse

O cancro tem um impacto multidimensional na vida do doente, sendo as esferas da intimidade e sexualidade frequentemente negligenciadas ao longo do plano de cuidados. Nesta comunicação, pretende-se promover a importância da abordagem da sexualidade como parte integrante dos cuidados oncológicos, sensibilizando para o impacto do diagnóstico e tratamento do cancro na vida sexual dos doentes. Fatores físicos, como fadiga, dor ou alterações hormonais ou anatómicas decorrentes de cirurgias, quimioterapia, radioterapia ou tratamentos hormonais, estão habitualmente presentes. Contudo, fatores psicológicos, como queixas depressivas ou ansiosas, ou alterações na auto-imagem, bem como fatores sociais como o isolamento ou dificuldades de comunicação, são também determinantes no aparecimento de disfunções sexuais. Nesta sequência, abordam-se as principais disfunções no contexto oncológico e estratégias de intervenção, com vista à melhoria da qualidade de vida e bem-estar psicossocial desta população.

🔗 Inscrição gratuita. Após o registo, os participantes recebem por email todas as instruções de acesso.

 

Cartaz

2 de outubro, 2025