No próximo dia 16 de junho, às 17h00, tem lugar a primeira sessão do ciclo «À procura de Terra no século XXI: Desafios das alterações climáticas e movimentos migratórios».
A iniciativa tem os seguintes objetivos:
- Promover o debate e a compreensão da relação entre a degradação ambiental, perda de biodiversidade, fenómenos climáticos extremos e os movimentos de pessoas, sejam migrações “voluntárias” ou migrações forçadas;
- Explorar as implicações políticas e jurídicas dessa relação para a proteção das pessoas e da natureza;
- Refletir sobre o impacto das alterações climáticas na vida das pessoas e na organização das sociedades;
- Compreender a mutabilidade dos processos migratórios e as dinâmicas identitárias sociais, culturais e ambientais subjacentes, numa perspetiva diacrónica e sincrónica;
- Explorar as narrativas e vivências em torno das migrações forçadas e a sua relação com a construção de alteridades desqualificadas.
Trata-se de uma organização da Universidade Aberta em colaboração com o Centro de Ecologia Funcional (CFE) e tem como destinatários o público em geral, em especial quem se interessa pelas questões das migrações, das alterações climáticas e da relação entre elas.
As próximas sessões ainda não têm data marcada, mas irão dar sequência à reflexão em torno dos movimentos de pessoas por motivos socio-ecológicos.
O seminário decorre online.
Programa:
8 de junho, 2021