CLA de Ansião e Cantanhede na Feira de Emprego de Coimbra



A Universidade Aberta (UAb) marcou presença na 3.ª Feira de Emprego e Mostra Formativa de Coimbra, que decorreu no passado dia 9 de julho, no Convento de São Francisco.

A participação dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) de Ansião e Cantanhede contribuiu para mobilizar recursos regionais e aproximar a Universidade às realidades locais, favorecendo a coesão territorial e a inclusão social.  Com esta presença a UAb reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento de competências fundamentais para o mercado de trabalho.

No âmbito da feira, realizou‑se o webinar Modelos eficientes de colaboração entre Centros de Formação, Empresas e Universidades. O  seminário realçou a relevância dos modelos colaborativos na formação profissional, explorando estratégias que asseguram uma oferta formativa ajustada às necessidades reais das empresas. Com especial atenção ao setor das Tecnologias da Informação (TI), partilharam‑se boas práticas que articulam investigação académica e prática empresarial, assim como experiências de co‑desenvolvimento de cursos e unidades curriculares entre centros de formação, universidades e empresas. Foram igualmente destacados mecanismos de partilha de recursos e projetos práticos, incluindo estágios e iniciativas aplicadas, e definidas estratégias de transferência de conhecimento para o setor produtivo, com o objetivo de reforçar a empregabilidade e preparar talentos para os desafios contemporâneos.

Como oradores convidados estiveram José António Porfírio, docente na UAb,  André Silva, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e Sónia Pinto, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com moderação de Rafael Evaristo, da empresa de TI Amadeus. Pela relevância do tema em discussão, também tomaram a palavra Domingos Caeiro, vice-reitor da UAb para a Interação com a Sociedade, Carlos Fonseca, diretor de serviços de Qualificação do IEFP, e João Lourenço, coordenador do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF).

Com o envolvimento de 343 participantes, o seminário evidenciou o impacto positivo de aproximar instituições formadoras, empresas e sociedade civil em prol da empregabilidade e da inovação pedagógica.

O evento foi organizado pelos CLA de Ansião e Cantanhede, em parceria com CNQF do IEFP, contando com a colaboração do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra. Esta parceria concretizou-se num fórum de debate aberto a gestores de formação, docentes, académicos, profissionais de Tecnologias de Informação (TI) e demais interessados, criando um espaço propício ao intercâmbio de ideias e ao networking entre academia, centros formativos e setor empresarial.

 

 

 

15 de julho, 2025