CLA do Montijo organiza evento sobre Educação e Género



O Centro Local de Aprendizagem (CLA), da Universidade Aberta (UAb), no Montijo, em parceria com o CLDS 4G Montijo – Roda (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), organiza no dia 5 de maio, pelas 18h00, um webinar intitulado “Educação e Género: Pensar Plural e enfraquecer Mentalidades Hegemónicas”.

Enquanto espaço de socialização, a escola desempenha um papel muito importante na construção de identidades. Apesar do elevado compromisso que as escolas têm vindo a assumir na educação para um social plural, tendo como campo de ação os princípios de cidadania e igualdade de género, ainda se verificam estereótipos de género incorporados em contexto escolar. Esta visão estereotipada da realidade e sexista ainda está bastante presente nos manuais, nos programas e na própria História que nos transmite a ideia de um passado exclusivamente masculino.

Com o propósito de continuar a assegurar os princípios de cidadania e igualdade de género no domínio da educação, mas também em contexto profissional e social, o evento pretende abrir espaço à reflexão e à discussão sobre as diferentes formas de promoção da igualdade e da não-discriminação, designadamente a partir da desconstrução de mentalidades hegemónicas.

Cristina Pereira Vieira, professora auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DCSG), da UAb, e Marina Birrento, Conselheira para a Igualdade, da Câmara Municipal do Montijo, estarão presentes e falarão sobre estas temáticas.

O evento, que vai decorrer online, destina-se aos diversos agentes da educação (professor@s, educador@s, técnic@s e/ou encarregad@s de educação), profissionais de saúde, psicólogos, estudantes da UAb e de outras instituições de Ensino Superior, jovens e a tod@s interessados pelo tema.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia até dia 4 de maio através deste formulário.

 

Para mais informações contacte:

CLA da UAb no Montijo.

CLDS 4G – RODA.

22 de abril, 2021