No dia 13 de outubro, pelas 14h30, vai ter lugar na Biblioteca Municipal do Sabugal a primeira sessão do projeto de Escrita Aberta, subordinado ao tema “Histórias e estórias do Sabugal”.
A iniciativa que resulta de uma parceria entre o Centro Local de Aprendizagem (CLA) do Sabugal e o município consiste num encontro mensal com a duração de uma hora em que os participantes são convidados a partilhar episódios que aconteceram em determinado tempo e local.
Pretende-se, assim, incentivar a comunidade em geral a contar histórias e partilhar memórias que poderão ser selecionadas para a publicação de um livro de memórias no final do ano letivo, contribuindo, desse modo, para a sua preservação e transmissão a gerações vindouras.
O projeto assenta na ideia de que todos temos histórias longínquas – quer fictícias, quer reais – que ao longo dos anos foram povoando o nosso imaginário, que nos acompanharam pela vida fora e que foram tomando conta da nossa memória. Para os mais antigos, são histórias de outros tempos, contadas nos serões das aldeias, à lareira, ou transmitidas oralmente às gerações mais novas. Podem ser relatos autênticos ou recriados, lendas, testemunhos, contos, isto é, uma herança cultural coletiva que se vai adulterando com o passar do tempo ou que, se não for transmitida, está votada ao esquecimento. Podem ser, também, vivências pessoais de tempos idos, que habitam a nossa memória individual e que recordamos com saudade e ternura. Em comum, têm a oralidade, a singularidade, os afetos e a pertença a uma terra, a um lugar.
4 de outubro, 2017