CLA organizam webinar sobre envelhecimento



No dia 24 de março, às 15h00, tem lugar o webinar “As Universidades Séniores em Portugal, a Aprendizagem ao Longo da Vida e o Envelhecimento Ativo”.

O evento é organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem (CLA), da Universidade Aberta (UAb), no Sabugal e em Mêda, pelo CLDS-4G Sabugal Ativo e Município do Sabugal.

As questões relacionadas com o envelhecimento da sociedade e o aumento da longevidade ocupam um lugar cada vez mais relevante na atual agenda política. De facto, a velhice merece respostas cada vez mais orientadas para a promoção do bem-estar social da geração idosa.

Carlos Mendes, mestre em Relações Interculturais, da UAb, e aluno de doutoramento em área similar, debruçar-se-á sobre três temas: as Universidades Séniores como forma de participação e inclusão social; a Aprendizagem ao Longo da Vida como experiência promotora de conhecimento e de desenvolvimento baseado na finitude humana; e o envelhecimento ativo como processo de otimização das oportunidades de saúde e participação, na busca de uma melhor qualidade de vida.

Durante os trabalhos, será apresentada, ainda, a Universidade Sénior do Sabugal, desde a sua criação à sua expansão e afirmação local em prol de um envelhecimento feliz e ativo.

Por fim, lançar-se-á o livro Memórias da Minhas Terra – Histórias e Estórias do Concelho do Sabugal, editado em 2020, pelo Município do Sabugal. A obra resulta do Projeto de Escrita Aberta, promovido por este Município e pelo CLA da UAb, desta localidade. Participaram alunos da Universidade Sénior do Sabugal e outros idosos do concelho.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 23 de março.

Aceda ao cartaz.

 

Mais informações:

CLA do Sabugal

Email: CLA.Sabugal@uab.pt

CLDS-4G Sabugal Ativo

Email: clds4g.sabugal@gmail.com

12 de março, 2021