Nos próximos dias 11 e 12 de outubro, vai ter lugar no Auditório Municipal de Ponte de Lima o Colóquio “A escola no tempo do Estado Novo. Entre a História e a Memória”.
Organizado em parceria pelo Centro Local de Aprendizagem de Ponte de Lima e pelo GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), com o apoio do Município, o Colóquio conta com a participação de vários investigadores que abordarão aspetos relacionados com o ensino e a escola durante o período do Estado Novo em Portugal e no Brasil.
O programa tem início no dia 11 de outubro, às 15h00 e conta com a participação de António Gomes Ferreira (FPCEUC | GRUPOEDE, CEIS20, UC), Luís Mota (IPC, ESE | GRUPOEDE, CEIS20, UC) e Osíria Fernandes (UNISO, São Paulo – Brasil).
Após o encerramento do Colóquio, os participantes serão convidados a estar presentes na inauguração da Exposição “A Escola do Estado Novo: da sala de aula ao recreio” a decorrer às 18:30 no Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima. De seguida, às 19:30, realizar-se-á uma tertúlia com o título “A Escola do meu tempo”, com a presença de Professoras de Ensino Primário que lecionaram na época do Estado Novo e também alunos que vivenciaram o Ensino dessa época.
No dia seguinte, dia 12 de outubro, os trabalhos terão início às 9:30, com a participação de Henrique Fernandes Rodrigues (IPVC, ESE), do José Carlos Loureiro (CER), Ana Catarina Lima (CLA Ponte de Lima, UAb) e Rooney Pinto (GRUPOEDE, CEIS20, UC).
Esta iniciativa resulta do Projeto “Das memórias individuais à(s) memória(s) da Escola”, organizado pelo CLA da Universidade Aberta em Ponte de Lima e pelo GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX ( CEIS20), que visa fomentar a recolha e preservação do património material e imaterial do Ensino Primário na época do Estado Novo, produzindo e disseminando o conhecimento de um passado comum que potencie a construção de projetos de desenvolvimento e constitua a matéria-prima essencial ao processo de construção identitário, coletivo e individual.
A entrada é livre, mas é necessário inscrição prévia.
23 de setembro, 2019