Colóquio “Celebrar o Saber Amigo “



Nos próximos dias 8 e 9 de junho vai realizar-se o colóquio de homenagem a Jesué Pinharanda Gomes intitulado “Celebrar o Saber Amigo “.

O evento que se realiza simultaneamente na Covilhã (Dia 8, Universidade da Beira Interior – UBI) e no Sabugal (Dia 9, Auditório Municipal) surge na sequência do Doutoramento Honoris Causa concedido pela UBI, no passado mês de março, a Jesué Pinharanda Gomes, um dos expoentes máximos da cultura do Sabugal.

A sessão de abertura tem lugar às 10h00 no Anfiteatro da Parada (Faculdade de Artes e Letras da UBI) e conta com a presença dos reitores da Universidade Aberta e da Universidade da Beira Interior, entre outras individualidades. De seguida, a moderar o primeiro painel, vai estar, da UAb, o professor José Eduardo Franco, Diretor da Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH-UAb). Na manhã do dia seguinte, no Auditório Municipal do Sabugal, estará a moderar o Painel III, o professor João Caetano, diretor da Delegação de Coimbra da UAb.

Escritor, filósofo, historiador, investigador e autodidata, Jesué Pinharanda Gomes nasceu no dia 7 de outubro de 1939, em Quadrazais, freguesia do Concelho do Sabugal. Mau grado as dificuldades materiais e os sacrifícios vários que, por força das circunstâncias, teve de vencer, num percurso que o leva do Sabugal à Guarda, daqui para o Fundão e depois para Lisboa, jamais desistiu. O genuíno amor ao saber, que desde cedo se manifestou, materializou-se na sua dedicação incondicional ao estudo e à escrita que não deixa de cultivar durante toda a sua vida, aliás, exemplarmente sintetizado na expressão: a sua biografia é a sua bibliografia.

O evento que conta com o alto patrocínio da Presidência da República é organizado pelo município do Sabugal em colaboração com Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta e a Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

Programa

Contactos/ Informações:

 

24 de maio, 2018