Curso de Verão | Literatura, Humanismo & Cosmopolitismo



O II Curso de Verão em Literatura, Humanismo & Cosmopolitismo, a realizar-se durante os meses de junho e julho de 2023, é dedicado ao tema Distopia.

A Linha de Investigação em Literatura, Humanismo & Cosmopolitismo, sediada no Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta, organiza e apresenta cursos livres de verão, que têm por objetivo explorar, numa perspetiva multidisciplinar, temas especialmente relevantes no nosso tempo.

Considerados nos seus sentidos mais latos, literatura, humanismo e cosmopolitismo correspondem a possibilidades radicais de expressão do homem. Não se trata apenas de atividades, técnicas ou ideias em que ou com que o ser humano se vê envolvido quando é lançado na situação concreta em que dá consigo; trata-se de desenvolvimentos complexos, exclusivos e específicos (artísticos, ético-filosóficos, sociais e políticos) que expressam um determinado entendimento das valências, das capacidades máximas e, assim também, da finitude e dos limites humanos. São acontecimentos fundacionais, que colocam o ser humano sob uma tensão permanente de esclarecimento do sentido da sua humanidade.

 

Cartaz

Programa

Inscrições 

12 de junho, 2023