A luta pela igualdade de direitos e melhores condições de vida das mulheres remonta a 1857, ano em que 130 mulheres, que participavam numa greve numa fábrica têxtil em Nova Iorque, morreram encurraladas num incêndio.
Não obstante ser comemorado desde 1909, o Dia Internacional da Mulher só foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas em 1975. E só em 1979 foi aprovada a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres.
Em 2019, o Dia Internacional da Mulher celebra o contributo das mulheres para a sociedade – em especial no espaço digital – e propõe uma reflexão sobre a forma de garantir às mulheres o pleno usufruto dos seus direitos. Aceda à Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO.
Neste dia, a Universidade Aberta (UAb) presta homenagem a todas as mulheres, mães, filhas, amigas e especialmente as que, todos os dias, docentes ou não docentes, estudantes e ex-estudantes estão ligadas, de algum modo, à instituição UAb. E segundo as estatísticas elas estão em maioria! Senão vejamos,
Representam:
- 53% dos estudantes inscritos em 2018;
- 58% dos diplomados em 2018;
- 63% dos colaboradores (docentes e não docentes);
- 60% dos visitantes do Portal UAb.
8 de março, 2019