Dia Internacional do Estudante



No dia 17 de novembro, às 18h00, realiza-se o webinar «O ativismo dos movimentos estudantis: da revolução ao multiculturalismo».

O evento, que se insere no âmbito das comemorações do o Dia Internacional do Estudante, conta com as participações de Domingos Caeiro, vice-reitor para o Desenvolvimento e Cooperação Institucional e, Carlos Castanheira, doutorando em estudos Globais, como oradores e com a moderação de João Relvão Caetano, pró-reitor para os Assuntos Jurídicos e Institucionais. Como convidado está o presidente da Associação de Estudantes (AAUAb), Joaquim Bompastor.

Este dia marca a luta heroica de um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia contra as tropas nazis que atentavam contra a liberdade do povo. Na madrugada de 17 de novembro de 1939 as universidades do país foram encerradas pelos nazis que também invadiram a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos, matando dirigentes e levando centenas de estudantes para campos de concentração.

O Dia Internacional dos Estudantes foi criado em Londres em 1941, pelo Conselho Internacional de Estudantes (a atual União Internacional de Estudantes), com delegados de 26 países.

Acompanhe online

Facebook

Programa

 

7 de novembro, 2022