Diversidade Linguística e o Papel dos Mediadores Linguísticos
Diversidade Linguística e o Papel dos Mediadores Linguísticos é o tema de uma sessão online que se realiza de 17 a 18 de novembro, das 19h00 às 20h30.
Numa época de imensa diversidade linguística na Escola portuguesa, os educadores confrontam-se com diversas dificuldades na sua ação pedagógico-didática. Esta questão não interfere apenas com a disciplina de Língua Portuguesa, mas também com as restantes disciplinas dos diversos planos curriculares do sistema educativo.
O espaço da sala de aula torna-se insuficiente para fazer face às múltiplas dificuldades que falantes não nativos da norma europeia da língua portuguesa convocam. Assim, o papel do mediador linguístico pode ser fundamental num contexto de diversidade linguística, uma vez que os mediadores podem auxiliar estes falantes a ultrapassar barreiras linguísticas e culturais.
Paulo Osório (docente da Universidade Aberta – UAb) é o palestrante convidado e fala sobre a temática.
A iniciativa comporta uma ação de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), de 3h00, acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar. Para este efeito, os docentes ou o pessoal não docente dos estabelecimentos de ensino devem estar em funções no presente ano.
A organização está sob a responsabilidade dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA-UAb) em Abrantes, Ansião, Cantanhede, Mêda e Sabugal.
29 de outubro, 2025

