“Do outro lado do pensamento” em antestreia na ieTIC2020



No próximo dia 27 de fevereiro, às 21h45, vai ser apresentado, em antestreia, o documentário “Do outro lado do pensamento”, do realizador Pedro Branco.

A sessão, a ter lugar na Arco 8 Art Gallery, em Ponta Delgada, integra-se na VI edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020) a decorrer nos Açores nos dias 27 e 28 de fevereiro.

“Somos todos seres humanos. Uns melhores, outros piores. É como lá fora”. Lá fora é, como quem diz, fora das grades e dos muros do Estabelecimento Prisional (EP) do Porto, a prisão de Custóias e, “cá dentro”, estão reclusos, alguns dos quais são também estudantes da Universidade Aberta. Noutros casos, alguns destes reclusos são participantes de um programa de educação cidadã que tem o cinema como ator principal.

O documentário retrata as alterações de atitudes e comportamentos nas prisões com o programa de extensão da Universidade Aberta intitulado Educaonline@Pris que resulta de parceria entre a UAb e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

O projeto Educonline@Pris procura construir uma nova cidadania que permita que cada cidadão recluso possa ser senhor do seu destino e, possa, solidariamente, contribuir de modo positivo para o seu destino e para o destino coletivo. Uma nova cidadania que possa ajudar o indivíduo recluso a (re)construir a sua personalidade e o seu carácter.

Pelo seu carácter inovador e pelo potencial social que revela, o programa foi alvo do interesse do realizador Pedro Branco, autor do documentário: “Do outro lado do Pensamento”, filmado durante as duas primeiras edições do programa, em 2018 e 2019, no referido estabelecimento prisional.

O documentário assume-se como um espaço onde se dá voz aos pensamentos de reclusos que procuram a reinserção na sociedade. E revela de que forma uma ação de educação cidadã como esta pode permitir entre a população reclusa reflexões sobre a vida no estabelecimento prisional e o papel que a educação pode ter na preparação de um futuro incerto.

Nota Biográfica de Pedro Branco

Médico, especialista em Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva. Licenciado em Design de Equipamento pela ESAD. Frequentou o Curso de Cinemalogia do Centro de Estudos Cinematográficos de Coimbra, tendo escrito e realizado a curta-metragem “Esperança” (2014). Mestre em Som e Imagem pela Escolas das Artes da Universidade Católica, tendo realizado o filme documentário “A Cruzada” (2015) e a curta de ficção “O Regresso” (2016). Realizou filme de cine-dança “Desassossego” (2017). Actualmente tem em curso vários projectos de cine-dança em fase de pós-produção.

 

Notícia associada

 

21 de fevereiro, 2020