O professor Pedro Flor, historiador de arte e docente da Universidade Aberta, é o autor de uma exposição interativa que está patente ao público na Exposição Virtual ART-ES. Da vida real para o mundo da arte.
Intitulada Lisboa esplendorosa: Arte, Cenografia e Pompa in 1619, a exposição relata grandes festividades em Lisboa. Em 1619, a cidade e o país celebraram a entrada por mar do Rei Filipe III de Espanha, que era também Rei de Portugal e que visitava esta parte do reino pela primeira vez. A exposição tem por base uma enorme pintura que agora não está nem em Espanha nem em Portugal, mas na Alemanha, no Castelo de Weilburg, em Hesse.
A apresentação multimédia revela os detalhes da pintura de uma nova forma: Como numa espécie de banda desenhada, o desenrolar do evento, que durou vários dias, é explicado em detalhes coloridos. As reflexões sobre a criação deste trabalho são tão emocionantes como a própria descrição das magníficas festividades, para as quais obviamente não foram poupadas despesas ou esforços.
A iniciativa resulta de uma cooperação entre o Kunsthistorisches Museum Wien, o Theatermuseum de Viena, os Staatlichen Schlössern und Gärten Hessen (Palácios e Jardins do Estado de Hessen) e o projeto de I&D ART-ES, atualmente CECHEM (Ministério Espanhol da Ciência e Inovação).
FICHA TÉCNICA Título: Lisboa esplendorosa: Arte, Cenografia e Pompa in 1619 Autor: Pedro Flor - Universidade Aberta / Instituto de História da Arte – NOVA/FCSH Desenho web: Kunsthistorisches Museum Wien – Visual Media Tradução / Leitura de Provas: Pedro Flor, Daniela Franke, Nathanial Gardner Voz: Pedro Flor
18 de maio, 2022