Docente nomeada para grupo de trabalho do MECI

A prof.ª Filipa Seabra, diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância, foi nomeada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação para o grupo de trabalho que vai definir os requisitos e procedimentos para a obtenção de habilitação própria para a docência nos ensinos básico e secundário.
A habilitação própria destina-se aos titulares de cursos conferentes de grau académico de licenciatura ou superior, obtidos ao abrigo dos regimes pré-Bolonha e pós-Bolonha.
A constituição deste grupo de trabalho visa estudar o modelo e os critérios de reconhecimento da habilitação própria para a docência, de forma a permitir que candidatos com formação científica sólida possam, de forma regulada, ser reconhecidos como detentores de habilitação própria para a docência, abrindo-lhes uma via de acesso à profissão e, posteriormente, o seu ingresso em cursos de profissionalização.
Com esta nomeação, a Universidade Aberta congratula-se por ver, mais uma vez, reconhecido o seu corpo docente, o que comprova o seu papel preponderante no âmbito da formação de professores.
6 de outubro, 2025