Documentação | formação em setembro



A Universidade aberta selecionou um conjunto de ações de formação online e gratuitas na área da gestão de informação e da documentação.

[9 de setembro]

EBSCOhost: básico | 13h00 – 13h30

Sessão de nível básico dirigida a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam realizar pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: navegar na interface EBSCOhost, realizar pesquisas simples, filtrar e trabalhar com os resultados.

Ficha de inscrição

O Meu EBSCO: Pastas pessoais e alertas | 14h00 – 14h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Ficha de inscrição

EBSCO Mobile App: leve a EBSCO com você! | 15h00 – 15h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam efetuar pesquisas nas bases de dados ou Serviço de Descoberta da EBSCO (EDS – EBSCO Discovery Service) diretamente num dispositivo móvel, com a aplicação EBSCO Mobile App disponibilizada pela biblioteca ou serviço de documentação da sua instituição. A duração é de 30 minutos.

Ficha de inscrição

 

[13 de setembro]

O novo Publication Finder (Full Text finder) para pesquisa de publicações | 14h30 – 15h15

Sessão dirigida não só a profissionais de informação e documentação, mas também todos os leitores que queiram encontrar publicações tais como revistas, jornais, livros e outros recursos disponibilizados pela sua biblioteca através da nova interface Publication Finder. A duração é de 45 minutos.

Ficha de inscrição

 

[14 de setembro]

Web of Science Essentials |  10h00 – 11h00

Este webinar destina-se a utilizadores novos da Web of Science ou a utilizadores casuais que necessitam de uma atualização.

Ficha de inscrição (email institucional)

 

[16 de setembro]

EBSCOhost: avançado | 14h00 – 15h00

Sessão de nível avançado dirigida a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam aprofundar as suas pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: como efetuar pesquisas avançadas, guardar resultados em pastas pessoais e criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[19 de setembro]

Como pesquisar na IEEE Xplore | 14h00 – 15h00

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores nas áreas de engenharia elétrica e eletrónica bem como a bibliotecários. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: apresentar o conteúdo disponibilizado e os recursos e ferramentas da plataforma IEEE Xplore.

Ficha de inscrição

Como pesquisar na OECD iLibrary | 19h00h – 19h40

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e bibliotecários. A duração é de 40 minutos e cobre os seguintes objetivos: conhecer os conteúdos da base de dados multidisciplinar que oferece o acesso a dados estatísticos de diferentes temas bem como conhecer as formas de pesquisa.

Ficha de inscrição

 

[20 de setembro]

EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta | 12h00 – 12h45

Sessão de nível básico e está dirigida a estudantes, docentes, investigadores e bibliotecários. A duração é de 45 minutos e cobre os seguintes objetivos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda.

Ficha de inscrição

EDS: Pastas pessoais e alertas | 13h00 – 13h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[21 de setembro]

O que há de novo com os perfis dos investigadores na Web of Science? | 10h00 – 11h00

Os investigadores devem tornar o seu trabalho visível através de perfis públicos individuais que apresentem as suas atividades, sejam publicações académicas, citações, revisões por pares ou trabalhos de edição de revistas. No dia 18 de agosto, os perfis de Publons foram transferidos para a Web of Science. Este webinar cobre os seguintes objetivos:  conhecer todas as novidades sobre os perfis de investigadores da Web of Science e aprender a gerir o seu perfil e assim aumentar a sua visibilidade e a da sua instituição.

Ficha de inscrição (email institucional)

Como pesquisar na ACM Digital Library | 14h00 – 15h00

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores, na área de Ciência da Computação e áreas afins, bem como a bibliotecários. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: apresentar os diferentes tipos de publicação disponibilizados, tipos de pesquisa, assim como os recursos e ferramentas oferecidos.

Ficha de inscrição

How to Get Published Webinar Series – Peer Review | 16h00 – 17h00

Quarto webinar da série sobre How to Get Published promovida pela SAGE Publishing, dirigida a investigadores em início de carreira. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: como navegar no processo de revisão por pares, saber como é efetuado todo o processo.

Plano de Formação e Ficha de inscrição

 

[23 de setembro]

Como pesquisar na T&F Online | 14h00 – 14h40

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores, nas áreas de ciências humanas e sociais, tecnologia, bem como a bibliotecários. A duração é de 40 minutos e cobre os seguintes objetivos: apresentar o conteúdo disponibilizado, os tipos de pesquisa e recursos oferecidos.

Ficha de inscrição

5 de setembro, 2022