DRI | Ciclo de Conferências 2022



CANCELADO

No dia 2 de março, às 17h00, tem lugar a primeira conferência online de um ciclo organizado pelo Doutoramento em Relações Interculturais (DRI), da Universidade Aberta (UAb).

Sílvia Portugal, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), apresenta o tema “O cuidado nas sociedades contemporâneas: desafios em tempos de pandemia”. A moderar está Fátima Alves, docente da UAb.

O evento tem a parceria dos seguintes cursos: Licenciatura em Ciências Sociais; Mestrado em Relações Interculturais; e Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento.

 

Sílvia Portugal

O seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Neste âmbito, tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de proteção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres. Os seus interesses de investigação e pesquisas mais recentes centram-se nas temáticas da deficiência, da doença mental e da cronicidade.

Entre as suas inúmeras publicações, a mais recente “Experiência, Saúde, Cronicidade: um olhar socioantropológico”, foi editada com Reni Barsaglini e Lucas Melo (FIOCRUZ/IUC, 2021).

 

Cartaz

Transmissão online 

23 de fevereiro, 2022