DSSD – UAb: Desenvolvimento Sustentável em Análise



No âmbito do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (DSSD), da Universidade Aberta (UAb), realizar-se-á no dia 28 de abril, pelas 13h00, um webseminar intitulado: “Des-envolver: os factores internos do desenvolvimento sustentável”.

O evento explora a hipótese de trabalho de que um desenvolvimento verdadeiramente sustentável deve começar por repensar o próprio conceito de desenvolvimento, seguindo as sugestões do significado etimológico da palavra e aplicando-as, primeiro que tudo, aos seres humanos, enquanto agentes do desenvolvimento. Des-envolver é retirar os invólucros que envolvem e encobrem algo, des-cobrir é manifestar o que lá está, que de outro modo permanece encoberto e desconhecido.

Durante os trabalhos, analisar-se-á também como a conceção do desenvolvimento está na linha das milenares tradições de sabedoria da humanidade e da contemporânea redescoberta – com destaque para as neurociências – da fecundidade das práticas contemplativas para uma vida mais consciente, feliz e plena.

Na iniciativa estará presente o doutor Paulo Borges, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), que nos falará sobre estes temas.

Assista online.

22 de abril, 2021