DSSD-UAb debate problemas dos trabalhadores brasileiros



O Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (DSSD-UAb) organiza no dia 3 de novembro, às 13h00, um webinar intitulado “O problema dos trabalhadores brasileiros contemporâneos em condições análogas às de escravo”.

Trata-se de uma análise acerca do chamado “trabalho em condição análoga à de escravo no Brasil contemporâneo” e, de modo específico, de uma pesquisa realizada a partir de dados obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, em 2012 e 2013, tidos como os anos de maior ocorrência de autuações dos grupos de fiscalização móveis em fazendas da região Norte do país, em particular no estado do Pará, quanto às práticas de trabalho, da chamada “escravidão contemporânea”, em especial, a “escravidão por dívida”. A pesquisa contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teve como objetivo geral analisar o perfil sociodemográfico e a origem social dos trabalhadores brasileiros contemporâneos em condições análogas às de escravo.

Dois objetivos específicos foram considerados: analisar a estrutura familiar, educacional, ocupacional, por idade, sexo e demais informações contidas nos formulários dos trabalhadores resgatados; e traçar a origem social destes, por intermédio de informações contidas nas guias do seguro-desemprego e nos relatórios de fiscalização de operações e autuações. Os resultados encontrados pela pesquisa reforçam o entendimento sobre como e por que razões se reproduz a escravidão na sociedade contemporânea. As sociedades modernas empregam trabalho escravo, por ser barato e abundante.

Falará sobre esta temática o professor doutor Aldo António Azevedo, da Universidade de Brasília (Escola de Educação Física).

Assista online

2 de novembro, 2021