E.N. 2: uma viagem fotográfica



Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês de fevereiro, a exposição “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, da autoria de Nuno Furet.

A mostra é constituída por imagens captadas pelo fotógrafo, que retratam a viagem que realizou pela Estrada Nacional 2, que deu origem ao livro “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, editado em novembro de 2019, e à exposição com o mesmo nome.

“A E.N. 2 tem início em Chaves e término em Faro, como será Portugal visto desta estrada que o corre de Norte a Sul, de ponta a ponta, de alto a baixo, de cabo a rabo? Foi esta a pergunta que me atravessou a mente, quando, em janeiro de 2014, conduzia por ela, entre Peso da Régua e Vila Real. A resposta surgiu, nesse mesmo ano, sob a forma de um levantamento fotográfico que resultou num livro, que está na base desta exposição”, revela Nuno Furet, sublinhando que “sem sair da estrada, são fotografias simples, apontamentos de detalhes que o vagar com que deve ser feita a viagem revela, esperando despertar no leitor/visitante o gosto por ver, mais do que apenas olhar, desfrutando, desse modo, de um país que se vai metamorfoseando a cada quilómetro, a cada centena de metros, ao virar de cada curva, diante dos seus olhos. Nesta exposição não haverá mais texto. Cabe ao visitante dar apenas mais um passo e iniciar a viagem ao sabor e ritmo da sua sensibilidade”.

Foto-Reportagem

No dia 24 de fevereiro, às 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, é possível ouvir o relato da sua experiência na EN2, bem como conhecer um pouco mais da sua paixão pela fotografia.

Nuno Furet

Nasceu em Viseu e licenciou-se, em 2015, em Estudos Artísticos, Minor em Artes e Património, na Universidade Aberta.

As artes sempre estiveram presentes, tendo recolhido como argumentista e realizador, várias distinções na área do vídeo.

Para além de “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, também publicou o livro “Um ano nos arrozais do Baixo Mondego – Uma deambulação fotográfica”, editado em dezembro de 2021.

Atualmente, é Agente de Animação Turística e Turismo da Natureza, na Figueira da Foz, dedicando-se à organização de passeios de todo-o-terreno, eventos culturais e à mostra do património histórico que se aninha nos arrozais e salinas do Baixo Mondego.

 

Acesso livre e gratuito.

 

Cartaz 1

Cartaz 2

Facebook

18 de fevereiro, 2022