Edições eUAb | eBook Estudos Juvenis

O eBook Estudos Juvenis – perspetivas internacionais de investigação e intervenção, uma nova publicação integrada nas Edições eUAb, resulta de reflexões desenvolvidas no ciclo de webinares internacionais integradas na Pós-Graduação em Estudos Juvenis.
O trabalho engloba as seguintes áreas temáticas:
- a juventude e suas características enquanto grupo sócio etário: reflexão sobre diferentes áreas de interesse da academia e da sociedade em geral, entre outras, e sobre as competências técnicas e vocacionais para o mercado de trabalho jovem;
- as vivências da sexualidade juvenil, contextualizada pela construção da identidade sexual e de género;
- a educação e promoção para a saúde nos jovens;
- a intervenção social em contextos juvenis diversificados, potenciando a emergência de respostas criativas e reflexivas face a cenários de vulnerabilidade;
- os jovens migrantes e descendentes de migrantes, enquadrados no contexto da interculturalidade e transnacionalismo; os contextos educativos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação e os processos de desenvolvimento juvenil na sua relação com o papel da sociedade na educação.
De um modo geral, pretende-se apoiar investigadores, estudantes e demais pessoas interessadas por estas temáticas, como profissionais com intervenção direta e quotidiana junto das juventudes.
Os capítulos que integram este eBook evidenciam algumas das perspetivas de investigação e intervenção no campo científico dos estudos juvenis, com dimensão internacional e enquadrados nos atuais contextos de complexidade e incerteza. Perspetivas abrangentes que passam pela vivência dos territórios, ou geografias, pela participação política, problemáticas relacionadas com as perspetivas de género e iniciação das práticas sexuais e pelas questões relacionadas com a promoção da saúde – concretamente, alimentação, sono, lazer, desporto e álcool.
Cada um destes capítulos assume como mote a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as juventudes e é, por isso, um convite à reflexão!
8 de agosto, 2025