Encerramento das comemorações dos 30 anos do MRI-UAb



A conferência de encerramento das comemorações dos 30 Anos do Mestrado em Relações Interculturais, da Universidade Aberta (MRI-UAb), realiza-se no dia 24 de outubro, pelas 17h30.

Sob o título “Beyond intercultural relations. Social Interactions in superdiverse cities”, a palestra está a cargo de Marco Martiniello (FRS-FNRS; Universidade de Liège, Bélgica) e dirige-se a estudantes, investigadores, docentes e público em geral interessado na temática das migrações e das relações interculturais.

No âmbito das relações interculturais, migrações e territórios (cidades), o orador, com a sua comunicação, pretende refletir sobre se as cidades superdiversas são ideais para a inclusão e a convivência harmoniosa.

Assim, a importância da cidade na integração, inclusão e participação dos migrantes e exilados nos dias de hoje, comparativamente ao papel e a relevância do Estado-nação no passado, são alguns dos temas a discutir.

O evento é uma organização da Coordenação do MRI – Bárbara Bäckström, Paulo Manuel Costa e Rosário Rosa (docentes da UAb).

 

Cartaz

Comunicação Prof. Marco Martiniello (PDF)

 

Nota biográfica: Marco MARTINIELLO (1960) é Diretor de Investigação do Fonds National de la Recherche Scientifique (FRS-FNRS) e Diretor do CEDEM (Centre d’Etudes de l’Ethnicité et des Migrations) da Universidade de Liège, onde ensina sociologia da migração, relações interétnicas e racismo. Preside o Colégio de Doutoramento em Ciências Políticas e Sociais da mesma universidade.

É membro do Conselho de Administração da IMISCOE European Research Network. Foi presidente do comité de investigação “Sociologia das Migrações” da Associação Internacional de Sociologia até 2014. Foi professor visitante e investigador na Universidade de Columbia, Universidade Cornell, Universidade de Malmö (Suécia), Sciences Po (Paris), Universidade de Warwick (Reino Unido), Universidade de Queensland (Brisbane, Austrália), Universidade de Kwazulu Natal (Durban, África do Sul), Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália), Colégio Europeu (Natolin, Polónia), Universidade de Nova Iorque e Universidade de Genebra.

O seu trabalho está no campo da sociologia política. Centra-se na relação entre as artes, a cultura, o desporto, a imigração e as minorias racializadas e etnicizadas. Também se interessa pelo transnacionalismo, política de migração, cidadania, multiculturalismo, racismo e mobilização política de imigrantes e minorias na Europa e na América do Norte.

28 de setembro, 2023