Encontro anual dos CLA em Silves



O Município de Silves acolheu, nos dias 22 e 23 de novembro, o encontro anual dos membros da Unidade de Desenvolvimento dos CLA (UMCLA) e dos coordenadores dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA).

No primeiro dia, a abertura da sessão esteve a cargo do vice-reitor Domingos Caeiro e do chefe da divisão Luís Santos, do município de Silves, onde está localizado um dos 18 CLA da UAb.

Houve lugar à partilha de informação interna importante e debate de propostas submetidas pelos coordenadores dos CLA, no âmbito do ‘Concurso de Ideias’ na rede de CLA. Para o efeito, previamente houve a constituição de quatro grupos de trabalho, com base nos 4 Eixos de Ação do Plano Estratégico da UAb 2019/2023, solicitando a cada grupo a apresentação de ideias e estratégias de ação nessas áreas, com vista à sua integração no plano de reorganização da UMCLA/CLA. Assim, durante a tarde, foram apresentadas e debatidas as propostas desenvolvidas pelo Grupo da Formação e pelo Grupo da Cooperação, com vista à posterior submissão de uma versão melhorada. Pelo meio, ainda houve espaço para a professora Susana Henriques falar da importância do Repositório Aberto e necessidade de integração de documentação UMCLA/CLA nesse espaço.

O segundo dia começou com os discursos, transmitidos via Zoom, da reitora Carla Padrel de Oliveira, e do presidente do Conselho Geral, embaixador Eugénio Anacoreta Correia. De seguida, deu-se continuação à discussão em torno do ‘Concurso de Ideias’ na rede de CLA, com uma reflexão e análise dos trabalhos apresentados pelo Grupo da Investigação e pelo Grupo da Sustentabilidade e Comunidade UAb.

Após o almoço, houve uma visita à Lagoa dos Salgados, que está em vias de ser classificada como parque de reserva natural, e à Quinta Pedagógica de Silves, em plena Serra de Silves. Ambas as visitas, que contaram com o apoio logístico do Município de Silves, proporcionaram aos participantes um momento de convívio e de confraternização presencial, antes de se retomarem os trabalhos, ao final do dia, com as considerações finais, e de se encerrar o encontro.

Os CLA são núcleos vocacionados para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida e resultam da criação de parcerias entre a Universidade Aberta e a sociedade civil. Existem atualmente 18 Centros, distribuídos de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

 

 

14 de dezembro, 2021