Entrega de dissertações online



O processo de entrega de dissertações por via digital está  em fase de testes e espera-se que entre em breve em funcionamento. Desta forma, os estudantes de mestrado já não terão de enviar os documentos em formato físico (papel/pen/CD) ou de se deslocar à Universidade.

Considerando que a lei já permite a defesa de dissertações por videoconferência, será assim possível um estudante concluir o seu grau académico completamente a distância. A implementação destes procedimentos visa facilitar todo o processo administrativo e reduzir ao máximo a quantidade de papel despendido, estando em estudo o alargamento de procedimento similar para as teses de doutoramento.

Esta nova modalidade de entrega de dissertações e teses faz parte da iniciativa “Campus Aberto”, um projeto estratégico apresentado ao público em junho de 2017 que pretende fazer evoluir a Universidade Aberta para o patamar seguinte de modernização digital, reduzindo a quantidade de recursos necessários e o tempo despendido com os vários procedimentos.

O projeto que contempla a virtualização de todos os processos administrativos e académicos da instituição, visa reforçar a presença da UAb no ciberespaço, privilegiando a relação exclusivamente online com os seus utentes. Com este novo modelo de funcionamento, a UAb pretende criar um novo tipo de consciencialização do que constitui a frequência do ensino superior a distância, integrando as tecnologias de forma transversal e pervasiva.

Para saber mais sobre o Campus Aberto veja este vídeo.

22 de janeiro, 2018