Época de exames na Universidade Aberta



A época de exames está à porta. É natural que os estudantes sintam alguma ansiedade. Os especialistas aconselham que o estudo para os exames se faça com bastante antecedência.

Contudo, sabemos que os nossos estudantes têm, muitas vezes, agendas muito sobrecarregadas, nas quais se sobrepõem responsabilidades profissionais e familiares que competem com as exigências da vida académica.

Embora certos de que os exames vão correr bem, deixamos os seguintes conselhos:

  1. Estude da forma que aprende melhor: é fundamental que tenha consciência de que forma assimila melhor os conteúdos: ouvindo, vendo, lendo ou escrevendo?
  1. Organize os conteúdos: organize bem as matérias que vão sair no exame. Procure os conteúdos que vão sair na prova e anote, numa folha, os temas de cada conteúdo e estude com base nesses apontamentos.
  1. Faça pequenas anotações: depois de estudar os temas que vão sair na prova, faça pequenas anotações dos conteúdos já assimilados.
  1. Deite-se cedo no dia anterior: para estar com energia no dia da prova, é importante ter uma noite de sono tranquila. O hábito de fazer diretas a estudar é uma prática contraproducente, só o vai deixar mais confuso durante o exame.

 

 

23 de janeiro, 2019