Exposição sobre Pessoa na Universidade Aberta



O átrio da Universidade Aberta (UAb) acolhe, até ao final do próximo mês de junho, a exposição “28 heterónimos esperando Fernando Pessoa”, da autoria do espanhol Ricardo Ranz.

A abrir a sessão de inauguração, que decorreu no passado dia 15, houve um momento de poesia com Carla Nunes, estudante do mestrado de Mestrado de Artes e Educação que deu a sua voz à parte I do poema “O guardador de rebanhos do heterónimo Alberto Caeiro e ao poema do próprio Fernando Pessoa intitulado “Não sei quantas almas tenho”.

De seguida o pintor Ricardo Ranz  referiu ser esta exposição “uma pequena homenagem a Fernando Pessoa“ e agradeceu a oportunidade que a UAb lhe concedeu. O Professor Adérito Marcos, coordenador do CIAC e da Artech Internacional “InVitro”, entidade organizadora da exposição, usou da palavra tendo referido que, a UAb pretende, com este tipo de eventos, ser “um espaço aberto à sociedade”.

A encerrar a cerimónia, o reitor Paulo Dias agradeceu à organização, na pessoa do Professor Carlos Castilho Pais enquanto curador da exposição, salientando a “necessidade de ligar a Universidade Aberta à sociedade” com estas iniciativas que constituem “um passo importante na valorização do diálogo entre a imagem, a poesia e o pensamento.”

         

17 de maio, 2017