No dia 11 de junho, às 18h00 (hora de Lisboa), realiza-se mais uma sessão do ciclo de conferências “Literatura, Humanismo & Cosmopolitismo”.
Fernanda Henriques (docente da Universidade de Évora) apresenta a conferência “Rememorar e ressignificar como exigência de uma memória coletiva crítica”.
A reflexão faz-se em torno de 3 categorias fundamentais: história da filosofia, cânones e memória coletiva, a partir do lugar hermenêutico configurado pela perspetiva de género e no contexto das propostas de Paul Ricoeur em torno da memória.
A análise e a proposta que nela se levam a cabo têm como horizonte, por um lado, denunciar o peso discriminador que aquelas categorias tiveram ao longo dos séculos e, por outro, propor, como necessidade ética, um comportamento rememorativo da nossa tradição que possa enfrentar-se e resistir ao peso discriminatório do nosso legado cultural e, desse modo, abrir um horizonte de vida coletiva mais justo e igualitário.
A sessão decorre de forma híbrida: presencial (Sala de Atos do Palácio Ceia, Universidade Aberta) e com transmissão online
7 de junho, 2024