Fevereiro | Programa de formação



Os Serviços de Documentação da UAb selecionaram, para o mês de fevereiro, um conjunto de ações de formação online, gratuitas, na área da gestão de informação e documentação:

[2 de fevereiro]

EBSCO Mobile App: leve a EBSCO consigo! | 14h00 – 14h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam efetuar pesquisas nas bases de dados ou Serviço de Descoberta da EBSCO (EDS – EBSCO Discovery Service) diretamente num dispositivo móvel, com a aplicação EBSCO Mobile App disponibilizada pela biblioteca ou serviço de documentação da sua instituição.

Ficha de inscrição

 

[3 de fevereiro]

EBSCOhost: básico | 13h00 – 13h30

Sessão de nível básico dirigida a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam realizar pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. Objetivos: navegar na interface EBSCOhost, realizar pesquisas simples, filtrar e trabalhar com os resultados.

Ficha de inscrição

O Meu EBSCOhost: Pastas pessoais e alertas | 14h00 – 15h00

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. Objetivos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[6 de fevereiro]

EBSCOhost: avançado | 13h00 – 14h00

Sessão de nível avançado dirigida a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam aprofundar as suas pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. Objetivos: como efetuar pesquisas avançadas, guardar resultados em pastas pessoais e criar alertas.

Ficha de inscrição

Como pesquisar na OECD iLibrary? | 13h30 – 14h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e bibliotecários. Objetivos: conhecer os conteúdos da base de dados multidisciplinar que oferece o acesso a dados estatísticos de diferentes temas bem como conhecer as formas de pesquisa.

Ficha de inscrição

 

[7 de fevereiro]

Como pesquisar na IEEE Xplore? | 13h30 – 14h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e bibliotecários. Objetivos: apresentar a plataforma de busca IEEE Xplore, acesso a diferentes tipos de publicação, formas de pesquisa, entre outras informações.

Ficha de inscrição

O novo Publication Finder (Full Text Finder) para pesquisa de publicações | 15h00 – 15h45

Sessão dirigida não só a profissionais de informação e documentação, mas também a todos, mas também todos os leitores que queiram encontrar publicações, tais como revistas, jornais, livros e outros recursos disponibilizados pela sua biblioteca através da nova interface Publication Finder.

Ficha de inscrição

 

[8 de fevereiro]

Como pesquisar na Oxford Academic Journals? | 13h00 – 14h00

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e bibliotecários. Objetivos: conhecer a Oxford Academic Journals, plataforma que possui mais de 200 títulos de diversas áreas do conhecimento.

Ficha de inscrição

Como pesquisar na ACM Digital Library? | 18h30 – 19h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores, na área de Ciência da Computação e áreas afins, bem como a bibliotecários. Objetivos: apresentar os diferentes tipos de publicação disponibilizados, tipos de pesquisa, assim como os recursos e ferramentas oferecidos.

Ficha de inscrição

 

[9 de fevereiro]

Pesquisa e visualização de ebooks em português e outros idiomas | 15h00 – 16h00

Sessão de nível dirigida a estudantes, doentes, investigadores e todos aqueles que pretendam pesquisar nos ebooks da EBSCO. Objetivos: pesquisa, empréstimo e leitura de ebooks online e offline.

Ficha de inscrição

 

[10 de fevereiro]

EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta | 12h00 – 12h45

Sessão de nível básico dirigida a estudantes, docentes, investigadores e/ou bibliotecários. Objetivos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda.

Ficha de inscrição

 

[14 de fevereiro]

Arquivar na Web: faça-você-mesmo | 16h00 – 17h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes e investigadores da UAb, webmasters, bloggers, gestores de comunicação e imagem, bibliotecários e arquivistas. A duração é de uma hora e meia, em horário laboral, e cobre os seguintes objetivos:

  • Os participantes serão capazes de gravar páginas Web num formato normalizado compatível com o Arquivo.pt e utilizar o Arquivo.pt para pesquisar e recuperar informação do passado da Web.

Inscrições até dia 13 de fevereiro 2023, através do formulário

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Direção de Serviços de Documentação

 

[15 de fevereiro]

Statista and collect data | 14h00 – 15h00

Sessão em língua inglesa, dirigida exclusivamente à Comunidade UAb. Tem por objetivo ajudar a aceder ao Portal Statista durante o período experimental entre 13 de fevereiro 2023 a 13 de março 2023.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Direção de Serviços de Documentação

Ficha de inscrição

How to Get Published Webinar Series – How to write a cover letter | 16h00 – 17h00

Segundo webinar da série How to Get Published promovida pela SAGE Publishing, em língua inglesa, dirigida a investigadores em início de carreira. Objetivos: práticas e conselhos para escrever uma carta de apresentação de forma a destacar o trabalho científico a publicar.

Plano de Formação e Ficha de inscrição

 

[23 de fevereiro]

Publicar melhor: como usar a Web of Science e a Scopus como estratégia de publicação | 18h00 – 20h00

Sessão dirigida a estudantes, docentes e investigadores da UAb. A duração é de duas horas, em horário pós-laboral, e cobre os seguintes objetivos:

  • Contribuir para melhorar a visibilidade e o posicionamento da produção científica.
  • Dotar os docentes e investigadores de ferramentas para melhor identificar as revistas onde publicar.
  • Esclarecer conceitos como ‘revista indexada’, quartil e fator de impacto.

Inscrições até dia 22 de fevereiro 2023, através do formulário

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Direção de Serviços de Documentação

30 de janeiro, 2023