Formação em dezembro



Durante o mês de dezembro, realizam-se várias ações de formação gratuitas na área da pesquisa e fontes de informação.

As ações, que decorrem online, destinam-se essencialmente a estudantes, professores e investigadores da UAb.

8 dezembro, 10h00-11h00 | EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta

Sessão de nível básico dirigida principalmente para estudantes, professores, pesquisadores e/ou bibliotecários. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda. Inscrições.

9 dezembro, 10h30-12h00 | Citar e referenciar: Boas práticas para evitar o plágio na escrita académica

Ação dirigida preferencialmente a docentes, estudantes e investigadores da UAb. A inscrição,  até dia 8 de dezembro, através do formulário. Consulte o programa.

9 dezembro, 12h30-13h00 | Curriculum builder: listas de leitura para aprendizagem

Sessão de nível básico dirigida principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, responsáveis de elearning e bibliotecários que pretendam criar listas de leitura nos ambientes virtuais de aprendizagem (LMS), tais como Moodle, Canvas, Blackboard entre outros. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: pesquisa no EBSCO Discovery Service (EDS), seleção de materiais pedagógicos, criação de listas de leitura e site de ajuda. Inscrições

11 dezembro, 11h30-12h30 | Business Source: fontes de pesquisa na área de negócios

Sessão de nível avançado dirigida principalmente a estudantes e profissionais de negócios que pretendam efetuar pesquisas nas bases de dados Business Source. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: pesquisa avançada, pesquisar por assuntos, pesquisar dentro de uma publicação, perfis de empresa, histórico de pesquisa, resultados de pesquisa e opções da interface. Inscrições.

14 dezembro, 18h30-20h00 | Recursos de informação na UAb: Pesquisa e acesso a recursos de informação (Pós-Graduação em Estudos Juvenis)

Dirigida preferencialmente aos estudantes da Pós-Graduação em Estudos Juvenis e aos Utilizadores interessados em desenvolver conhecimento sobre os recursos de informação e as técnicas de pesquisa para a realização de trabalhos académicos Inscrições, até dia 13 de dezembro, através do formulário. Consulte o programa.

15 dezembro, 15h00-16h00 | Apresentando a Nova Web of Science

Não perca as mais recentes melhorias e funcionalidades adicionadas à nova plataforma Web of Science.  A sessão tem como objetivo permitir os utilizadores a conhecerem a nova interface de utilizador e fluxos de trabalho, e muito mais! Inscrições com o email institucional.

16 dezembro, 15h00-16h00 | Destaques da Web of Science em 2020

Esta sessão tem como objetivo permitir ao utilizador aprender tudo sobre os grandes desenvolvimentos da Web of Science em 2020, incluindo as novas plataformas Web of Science, InCitesEndNote 20 e muito mais. Poderá também ficar a conhecer os planos para 2021. Inscrições com o email institucional.

17 dezembro, 15h00-16h00 | Clarivate e o ciclo de vida da inovação: Investigação sobre CRISPR

A Clarivate fornece dados críticos, informação, soluções de fluxo de trabalho e conhecimentos especializados a inovadores em todo o mundo. Esta sessão tem como objetivo mostrar como as soluções oferecidas pela Web of Science se conectam e aceleram o ritmo da investigação. Inscrições com o email institucional.

3 de dezembro, 2020