A fotografia na divulgação do património artístico
Fotografia, fotogrametria e digitalização 3D: ferramentas de investigação e divulgação do património artístico é uma sessão destinada essencialmente a estudantes do ensino superior que integra o IV Ciclo de Palestras “Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior”, a decorrer dia 4 de novembro, das 18h00 às 19h30.
Ao longo dos últimos anos, a tecnologia de registo de imagem evoluiu de forma exponencial. A invenção das câmaras fotográficas digitais durante as últimas décadas do século XX e, sobretudo, o lançamento de modelos destinados a um público amador, nos anos 2000, abriu portas a novas abordagens e estudo do património artístico.
Neste sentido, a comunicação, a cargo de Gabriel Pereira, investigador no Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, procura abordar conceitos básicos de fotografia e a importância da imagem na investigação e comunicação científica. Através de diversos casos de estudo são trabalhados alguns modos que exemplificam a utilidade da fotografia para contornar determinadas dificuldades relativas à inacessibilidade do património. Também são salientadas as potencialidades da fotografia com recurso a drone e, ainda, da construção de modelos fotogramétricos e digitalização 3D.
O IV Ciclo de Palestras “Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior” conta com a organização científica da professora Carla Alexandra Gonçalves e do professor Paulo Nunes da Silva do Departamento de Humanidades da UAb e é coorganizado pelos Centros Locais de Aprendizagem da Zona Centro (Abrantes, Ansião, Cantanhede, Mêda e Sabugal).
29 de outubro, 2025

