Foucault Global: Divergências e acordos no Pensamento italiano



Nos dias 6 e 7 de junho, às 9h30, por ocasião do 40.º aniversário da morte de Foucault, o Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta (CEG-UAb), em parceria com outras instituições científicas, organiza o Colóquio Foucault Global: Divergências e acordos no Pensamento italiano.

Foucault teve um impacto decisivo no pensamento italiano, mas o papel central deste na sua receção mundial, desde a sua morte, não tem sido suficientemente reconhecido. Os organizadores do colóquio convidam, assim, pensadores italianos contemporâneos a refletir sobre o papel que o pensamento italiano tem desempenhado não só na emergência de novos estudos foucaultianos, mas também na formação da receção global dos seus estudos. Será explorada a forma como a teoria italiana produziu novas linhas globais de estudos foucaultianos. Qual é o impacto da filosofia italiana contemporânea na receção global de Foucault?

O evento decorre na Sala de Atos da UAb (Palácio Ceia) e a distância

No segundo dia, às 16h00, o colóquio encerra com a intervenção de Roberto Esposito (Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Escola Normal Superior de Pisa) que apresenta a conferência “Oltre la biopolítica / Beyond the biopolitics”, com introdução e moderação de Gianfranco Ferraro (CEG-UAb), estando o comentário crítico a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins (administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian).

A conferência de encerramento tem lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, podendo ser acompanhada online

 

Mais informações

Cartaz geral

Cartaz (dia 7 de junho)

31 de maio, 2024