Grupo de trabalho “Campus Aberto” reúne



Decorreu no dia 15 de dezembro, a primeira reunião do grupo de trabalho nomeado para o projeto “Campus Aberto”, em que foram abordados os principais requisitos para a sua implementação.

Marcaram presença no encontro o responsável pela conceção e planeamento do Campus Aberto,  Adérito Fernandes Marcos, o coordenador do projeto, Prof. Vítor Rocio,  Elizabeth Simão Carvalho, Henrique Mamede, Daniela Barros, Helena Manuelito, Rosália Cera e Adriano Viçoso Ferreira e o consultor externo José Tribolet, do Instituto Superior Técnico.

Um dos assuntos discutidos durante a reunião foi o processo de gestão da mudança. Sendo reconhecida a complexidade do processo, o objetivo do Campus Aberto é precisamente o de reduzir a quantidade de recursos necessários e de tempo despendido.

O desenvolvimento do projeto Campus Aberto é um processo contínuo que vai contar com objetivos a curto prazo, os quais começarão a apresentar resultados já no início do próximo ano.

Apresentado ao público no passado mês junho, o “Campus Aberto” é um projeto estratégico que pretende fazer evoluir a Universidade Aberta para o patamar seguinte de modernização digital. O projeto contempla a virtualização de todos os processos administrativos e académicos da instituição, visa reforçar a presença da UAb no ciberespaço, privilegiando a relação exclusivamente online com os seus utentes. Com este novo modelo de funcionamento, a UAb pretende criar um novo tipo de consciencialização do que constitui a frequência do ensino superior a distância, integrando as tecnologias de forma transversal e pervasiva.

19 de dezembro, 2017