“Há des cá bir” | a escrita em análise



“Há des cá bir!’ ou porque é que escrever bem não consiste apenas em evitar erros ortográficos” é o tema de mais uma sessão do programa 6 ao Centro, que tem lugar no 25 de outubro, às 19h00.

Paulo Nunes da Silva, docente de linguística da Universidade Aberta (UAb), é o orador convidado.

O evento tem por objetivo abordar os múltiplos aspetos que devem ser considerados durante a redação de textos, em particular, os académicos. O objetivo principal, assumido no título, consiste em rebater a tese segundo a qual escrever bem equivale a não cometer erros de ortografia. De facto, a escrita de textos requer um conjunto diversificado de competências e, embora seja indispensável, não é suficiente o conhecimento das regras de ortografia da língua portuguesa.

Entre os conteúdos e as competências a contemplar quando se escreve um texto académico, incluem-se a correção a nível da ortografia, da acentuação, da pontuação, da morfologia e da sintaxe, assim como a adequação a nível do estilo adotado, da ordenação e articulação dos conteúdos e da segmentação em parágrafos. Gramática, estilo e estruturação dos conteúdos constituem, então, as três dimensões da escrita académica que se destacam nesta conferência.

A iniciativa, que se realiza online e presencialmente (Auditório da Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede), encerra o ciclo de conferências 6 ao Centro, promovido pelos Centros Locais de Aprendizagem, da Universidade Aberta (CLA-UAb), em Ansião e Cantanhede, em parceria com os Centros Qualifica dos concelhos de Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos.

A participação é gratuita com inscrição obrigatória (para as duas modalidades) até dia 24 de outubro. A sessão presencial está limitada a 80 lugares.

 

Cartaz

Mais informações 

7 de outubro, 2022