II Simpósio de História do Oriente



De 23 a 25 de novembro realizou-se, na Academia da Marinha, o II Simpósio de História do Oriente sobre Magalhães e Elcano e a exploração das “Pacíficas às Índicas Águas”.

No encontro participaram 33 conferencistas de diferentes nacionalidades que se debruçaram sobre a expedição de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, à luz da época e as suas repercussões.

As comunicações incidiram sobre quatro eixos temáticos: Dos Oceanos, da fauna e da flora; Da náutica, cartografia e arte de navegar; Dos agentes e da sua ação; Do encontro de culturas.

Na cerimónia de abertura estiveram presentes diversas personalidades o Ministro dos Negócios Estrangeiros, a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, o Chefe do Estado Maior da Armada e o vice-chefe do Estado Maior da Armada, bem como os embaixadores de Espanha, das Filipinas e do Uruguai, e o Presidente da Estrutura de missão para as comemorações da viagem de circum-navegação.

No encerramento, esteve em representação da UAb, o vice-reitor para a Investigação, Transferência do Conhecimento e da Investigação Científica, João Luís Cardoso.

O Simpósio foi organizado pela Academia da Marinha, com o apoio da Estrutura de Missão para as comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, do Centro de História da Universidade de Lisboa e da Universidade Aberta, na pessoa da professora Ana Paula Avelar, membro do Conselho Académico, secretária da Classe de História Marítima.

Caderno de programação e resumos

 

6 de dezembro, 2021