No dia 26 de novembro, pelas 18h00, realizar-se-á a sessão inaugural das atividades da Cátedra CIPSH de Estudos Globais, da Universidade Aberta (UAb). Esta sessão surge na sequência da aprovação da proposta de Cátedra de Estudos Globais pelo Conseil International de la Philosophie e des Sciences Humaines.
O evento conta com a intervenção de José Paulo Esperança (Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia), que apresentará a conferência “A Língua Portuguesa como língua global de cultura, ciência e economia: passado, presente e futuro”. Também estarão presentes Luís Oosterbeek (Secretário-Geral da CIPSH), José Eduardo Franco (Diretor da Cátedra CIPSH de Estudos Globais) e Carla Padrel de Oliveira (Reitora da UAb).
A Cátedra CIPSH de Estudos Globais (CEG-CIPSH-UAb) pretende dinamizar uma área de estudos emergente em Portugal e nos países de língua portuguesa, tomando como referência os Estudos Globais, de acordo com as recomendações de instituições internacionais como a UNESCO.
Em articulação com o Doutoramento em Estudos Globais da UAb, no âmbito da Cátedra, serão desenvolvidos projetos que visam, a partir da produção de saber numa perspetiva interdisciplinar sobre fenómenos decorrentes da globalização, contribuir para a compreensão dos processos e das dinâmicas da globalização. De igual forma, o estudo crítico das interconexões entre povos e sistemas na sua relação com a economia, o ambiente, a cultura e a educação e para a promoção de conhecimento crítico e de capacidade interventiva visando a construção de sociedades globais ecologicamente, socialmente e economicamente sustentáveis, assumem particular destaque.
Assista online.
Aceda ao cartaz.
20 de novembro, 2020