Decorre até 15 de setembro o prazo de envio de propostas de comunicação ou de workshop para o 2.º Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas – iTel 2021 – a realizar entre 29 de novembro e 3 de dezembro, na Universidade Aberta, em Lisboa.
O encontro, a decorrer online, vai reunir investigadores, docentes e estudantes da área do ensino de línguas que tratem de temas relacionados com a aprendizagem e aquisição de línguas num contexto de inovação tecnológica e digital, em ambientes virtuais, de b-learning e presenciais.
A iniciativa tem por objetivo dar impulso à reflexão sobre a prática docente, o impacto tecnológico, e refletir sobre perspetivas de ação em contextos educacionais diversos. Pretende também uma reflexão sobre o ensino/aprendizagem, partilhando práticas e experiências que levam à inovação e desenvolvimento de competências pedagógicas no contexto do ensino online e/ou presencial.
Neste sentido, o Congresso vai desenvolver-se em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Pedagogias inovadoras no ensino de línguas: realidade aumentada; m-learning; e-learning; b-learning; ensino em ambientes virtuais ou b-learning; gamificação;
- Prática docente na sala de aula (virtual/b-learning/presencial): dinâmicas nos processos de aprendizagem, interação docente-estudante-materiais didáticos; avaliação; aquisição; metodologias;
- Criação e exploração de recursos digitais: aplicações; softwares para o ensino/aprendizagem de línguas; plataformas de ensino online; ferramentas; MOOC; criação ou adaptação de manuais digitais ou em papel.
Os interessados devem enviar as suas propostas de comunicação ou de workshop (entre 250 e 300 palavras) em português, alemão, espanhol, francês ou inglês, acompanhadas do nome, contacto, instituição e de uma breve nota biográfica (máximo de 100 palavras) até ao dia 15 de setembro para: https://easychair.org/conferences/?conf=itel2021.
Organização: Grupo de Investigação El@n (Ensino de Línguas Online) do LE@D (Laboratório de Educação a Distância e eLearning) e do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta.
22 de junho, 2021