Sara Bettencourt defendeu a sua tese de doutoramento sobre lixo marinho na Universidade Aberta e obteve 19 valores. O trabalho desenvolvido valeu-lhe, ainda, uma distinção.
A sua tese, que foi apresentada em inglês, sob o título “Enhancing public awareness and stimulating co-responsibility for marine litter in Madeira Island: a case study”, foi acolhida pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e pelo Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE), tendo recebido financiamento por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A investigadora percorreu praias, avaliou e estudou as realidades locais referentes ao lixo marinho. As alterações comportamentais, as mudanças climáticas, acidificação do oceano e perda de biodiversidade, foram alguns dos assuntos abordados. Para o efeito, elaborou um programa educacional para melhorar a literacia no tema, realizando ações de sensibilização junto de estudantes, utentes de centro de dia, entre outros agentes, na região do Funchal.
9 de agosto, 2023