Maria Laura Bettencourt Pires



A Universidade Aberta manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento da Professora Doutora Maria Laura Bettencourt Pires.

Ilustre docente e investigadora desta instituição, onde foi diretora do Instituto de Ensino a Distância, do Centro de Estudos Americanos e do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, e uma das criadoras dos cursos de mestrado em Estudos Americanos, Estudos Ingleses e Estudos sobre as Mulheres.

Professora catedrática em Estudos Ingleses e Americanos, desenvolveu a sua atividade científica e académica nos domínios da Cultura Inglesa, Americana e Teoria da Cultura, área na qual foi pioneira em Portugal, tendo também lecionado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa e nas universidades americanas de Georgetown e Brown.

Foi autora de uma extensa obra, com destaque para Walter Scott e o Romantismo Português (1979), Portugal Visto pelos Ingleses (1980), História da Literatura Infantil Portuguesa (1982), William Beckford e Portugal (1987), Novas metodologias no Ensino do Inglês (1995), Sociedade e Cultura Norte-Americanas (1996), Estudos Europeus (2001) e Viagens pela Palavra (2005), que consta do Repositório Aberto e das bibliotecas da Universidade Aberta.

Na nossa memória institucional e coletiva, prestamos homenagem a uma ilustre académica portuguesa, destacando a magnífica oração de sapiência proferida na cerimónia do dia da Universidade Aberta, a 16 de junho de 1999.

21 de junho, 2022