Maria Leonor Machado de Sousa (1932-2021)



É com profundo pesar que a Reitoria da Universidade Aberta comunica o falecimento, nesta quinta-feira, de Maria Leonor Machado de Sousa, Professora Catedrática e Primeira Vice-Reitora desta Instituição.

A “Professora”, como era chamada por todos, partiu. Maria Leonor tinha 88 anos, vividos sempre com grande entusiasmo pela investigação e pelo mundo académico, em particular pela “sua” Inês de Castro e pelos Estudos Anglo-Portugueses, área que lançou em Portugal. A Universidade Aberta deve-lhe a entrega a “full time” de 1988 a 1990, no momento do seu lançamento e da sua implantação. Enquanto Vice-Reitora abraçou o projeto de alma e coração e deu-lhe o seu trabalho comprometido e sério, organizado e disciplinado, certa da pertinência e do futuro do ensino a distância. Deixou a UAb para ser diretora da Biblioteca Nacional, de onde só viria a sair em 1996, por vontade própria.

Entre outros prémios, responsabilidades e honrarias, foi membro da Academia Portuguesa de História e membro do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Agraciada com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico (em inglês: MBE – Member of the Most Excellent Order of the British Empire), pela Rainha de Inglaterra, uma distinção raramente atribuída a cidadãos não britânicos, como tributo à sua prestigiada contribuição para as artes e ciências. Esta importante distinção, que autoriza a utilização do título MBE após o nome, foi estabelecida em 1917 pelo rei Jorge V.

Mas é sobretudo como professora, investigadora, entusiasmada com o que fazia e incentivadora dos projetos em que se envolvia e das pessoas com quem trabalhava que a sua marca é mais sensível, e que se tornou indelével para aqueles que a conheceram e para todos os que, direta ou indiretamente, beneficiaram do seu empenho, da sua seriedade e da sua competência, sempre apaixonados e vibrantes.

À sua família, colegas, amigos e alunos, a reitoria da Universidade Aberta apresenta as suas mais sentidas condolências.

O velório realiza-se hoje, dia 17 de setembro, na Basílica da Estrela, em Lisboa, entre as 18h30 e as 22h30. A missa de corpo presente tem lugar amanhã, dia 18, pelas 16h00, de onde sairá às 17h00 para o crematório de Alcabideche.

17 de setembro, 2021