Mário Mesquita (1950-2022)



Neste momento de pesar pelo falecimento do Prof. Mário Mesquita, a comunidade UAb presta homenagem ao homem e ao profissional de fortes convicções, que sempre recordaremos com respeito e admiração.

Mário Mesquita nasceu em Ponta Delgada, nos Açores, em janeiro de 1950.

Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina, foi diretor do Diário de Notícias e do Diário de Lisboa, tendo trabalhado ainda no República e no Público. Foi ainda autor de oito livros sobre a área da Comunicação Social.

O Prof. Mário Mesquita foi membro do 1.º Conselho Geral da Universidade Aberta, durante o período de 2009 a 2013, sendo o redator do Regimento do Conselho Geral ainda em vigor. Integrou a Comissão de Adequação dos atuais Estatutos da UAb, no âmbito do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

Vice-presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, assumia também as funções de professor-adjunto da Escola Superior de Comunicação Social e professor convidado da Universidade Lusófona.

Condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, em 1981, pelo presidente António Ramalho Eanes, como mérito pela sua atividade cívica e política, foi ainda declarado Deputado Honorário pela Assembleia da República, em 2016.

 

Foto: RTP

27 de maio, 2022