Matemática na AbERTA: novo seminário



A Universidade Aberta promove no próximo dia 22 de janeiro, às 10h30, mais um seminário da série Matemática na AbERTA intitulado “Computação quântica – uma perspetiva matemática”.

O seminário, com duração de 60 minutos, decorre na sede da UAb (Auditório III) na Rua da Escola Politécnica e tem como conferencista Paulo Mateus, do Security and Quantum Information Group (Instituto de Telecomunicações) e  do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa).

A sessão, que pode ser acompanhada online e tem participação gratuita, destina-se a docentes, investigadores e estudantes de pós-graduações (mestrados e doutoramentos) em Matemática e áreas afins.

Resumo do seminário: Apresentam-se os conceitos centrais sobre computação quântica, nomeadamente o que é um computador quântico e os vários paradigmas de computação quântica: computação por circuitos, baseada em medições, adiabática e topológica. As conjeturas de complexidade computacional que motivam a construção do computador quântico são apresentadas, bem como o algoritmo de factorização de Shor. Conclui-se o seminário apresentando um algoritmo polinomial quântico (trabalho realizado em co-autoria com S. di Giorgio) para o problema “Maximal Entropy Compatible Marginal” (MECM) no caso de cadeias de Markov quânticas.

13 de janeiro, 2020



foto da reitora da Universidade Aberta

Reitora | Carla Padrel de Oliveira


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


UAb na Imprensa


Materiais Promocionais UAb