Mono-no-Aware e uma Saudade: A arte do Encontro



A terceira edição do Simpósio Luso-Japonês Mono no Aware e uma Saudade, dedicado a aprofundar as relações entre Portugal e o Japão em diferentes contextos culturais, decorre online a 29 de outubro, entre as 09h15 e as 12h30 (Lisboa), e entre as 18h15 e as 21h30 (Tóquio).

A primeira edição centrou-se na história das relações iniciadas no século XV; a segunda, na tradução literária e nas pontes criadas entre as duas culturas através da literatura. Em ambas, manteve-se o propósito que anima estes encontros: criar um espaço de diálogo e de partilha entre culturas que, embora com matrizes distintas, têm demonstrado a capacidade de se influenciar mutuamente.

Nesta terceira edição, intitulada A arte do encontro, dá-se voz às múltiplas dimensões da cultura e das suas expressões artísticas, entendidas como lugar de encontro e de aprendizagem recíproca.

O evento é uma organização dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (CLA-UAb) na Madeira e no Montijo, e de Kazufumi Watanabe (tradutor e especialista em Filosofia e Literatura da Saudade) com o apoio do Centro de Estudos Globais (CEG-UAb).

 

Cartaz

Programa

Inscrições obrigatórias e gratuitas.

7 de outubro, 2025