Monografia sobre um Longo Combate pelo Património



No próximo dia 27 de fevereiro, às 18h30, vai ser apresentado, na Universidade Aberta, o livro «A Princesinha Branca e Esbelta e o Dragão Negro e Rotundo ou a Torre de Belém vs. A Fábrica de Gás: um Longo Combate pelo Património» da autoria de Paulo Oliveira Ramos.

O livro será apresentado por Vítor Serrão, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o centro de investigação ARTIS-Instituto de História da Arte (ARTis-IHA-FLUL).

A obra resulta do trabalho de investigação desenvolvido ao longo de vários anos pelo autor e docente da Universidade Aberta sobre a polémica instalação de uma fábrica de gás junto à Torre de Belém, em 1888, e a longa luta desenvolvida ao longo de mais de 60 anos pela imprensa, os arqueólogos, as associações cívicas, as academias, os artistas, os escritores, alguns vereadores de Lisboa e certos políticos contra tal atentado patrimonial.

Esta pesquisa culminou com a elaboração de uma tese de doutoramento em Ciências Humanas e Sociais (Ramo História), intitulada «A Princesinha Branca e Esbelta e o Dragão Negro e Rotundo – Um Estudo de História do Património de Lisboa, 1888-1950», defendida em 2003 na Universidade Aberta.

O presente volume – que inclui um texto síntese impresso em português e inglês, uma recolha de imagens e um dispositivo digital com a versão integral do texto académico – faz parte da nova série de Monografias editadas pela Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP).

Convite

13 de fevereiro, 2019