No próximo dia 4 de janeiro tem início a 2.ª edição do curso aberto online (MOOC) sobre o Património Ibérico Classificado pela UNESCO, dedicado às cidades de Coimbra e Salamanca.
O curso que se prolonga por quatro semanas é o resultado de uma parceria entre a Universidade Aberta e a sua congénere espanhola, Universidade Nacional de Ensino a Distância.
Além de cidades Património da Humanidade da UNESCO, tanto Coimbra como Salamanca são também cidades universitárias.
Salamanca, em 1988, foi nomeada Cidade Património da Humanidade pela UNESCO e em 2002 Capital Europeia da Cultura. A Universidade de Coimbra, a Alta de Coimbra e a Sofia foram classificadas pela UNESCO como Património Mundial em junho de 2013.
Desde então, estas cidades foram obrigadas a proteger a sua riqueza monumental, os seus bens artísticos, a sua memória, como exemplos significativos da herança dos povos do mundo. Ambas foram escolhidos para divulgar a herança de Espanha e Portugal, entendida como uma geografia única e unitária que abraça um património classificado de grande riqueza.
Este curso, disponível na plataforma AULAbERTA, destina-se a um público multifacetado, nomeadamente a estudantes graduados, técnicos municipais, arquitetos, urbanistas, geógrafos, historiadores da arte e do Património, guias de Turismo e a todos aqueles que se interessam pelo Património.
→ Estão abertas as inscrições para esta edição com acompanhamento tutorial.
17 de dezembro, 2020