Nota de pesar | Prof. Doutor Adriano Moreira



A Universidade Aberta (UAb) manifesta publicamente o seu profundo pesar pelo falecimento do Prof. Doutor Adriano José Alves Moreira.

Nascido em Grijó, Macedo de Cavaleiros, a 6 de setembro de 1922, faleceu ontem, aos 100 anos.

Com uma vasta carreira académica e de intervenção cívica, Adriano Moreira é doutorado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade Complutense de Madrid.

Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, em 1944, Professor Catedrático da Universidade Técnica de Lisboa e professor em diversas instituições de ensino superior portuguesas e brasileiras.

Foi professor convidado nas primeiras edições do Mestrado de Relações Interculturais da Universidade Aberta e, em 2022, foi distinguido pela UAb com o grau de Doutor Honoris Causa.

O professor emérito da Universidade de Lisboa, foi também Doutor Honoris Causa pelas Universidades da Beira Interior, Manaus, S. Paulo, Bahía, Brasília e Rio de Janeiro.

Foi Delegado de Portugal na ONU (1957-1959), Ministro do Ultramar (1961-1963), Deputado (1979-1995), Presidente do CDS – Partido do Centro Democrático Social, Vice-Presidente da Assembleia da República (1991-1995) e Presidente do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (1998-2007).

Autor de vasta obra na área da Ciência Política, foi distinguido com as seguintes condecorações: Grã-Cruz de São Silvestre; Grã-Cruz de Cristo; Grã-Cruz do Cruzeiro do Sul; Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de África; Grã-Cruz da Ordem de Israel, a Católica; Grande-Oficial do Infante D. Henrique; Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada, e Royal Victorian Order.

Mais recentemente, por altura do seu 100.º aniversário, foi homenageado por várias instituições oficiais, nomeadamente Presidência da República, Câmara Municipal de Lisboa e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

A Universidade Aberta, na pessoa da sua reitora, endereça as mais sinceras condolências à sua família e amigos.

24 de outubro, 2022