Novo Conselho Geral e Novo Senado UAb



A cerimónia de tomada de posse dos novos elementos do Conselho Geral e do Senado da Universidade Aberta decorreu no dia 3 de maio.

Após a assinatura de todos os representantes, o Reitor Paulo Dias tomou a palavra, começando por agradecer aos recém-empossados a disponibilidade demonstrada em participar desta forma mais ativa na vida da Universidade, saudando também todos os que cessaram agora funções no Conselho Geral e Senado.

No seu discurso, referiu, ainda, “a necessidade de desmistificar a questão do ensino a distância que para muita gente é ainda um território desconhecido. Daí a importância da promover uma iniciativa como a Aula Aberta, um exemplo da transparência da nossa ação”. Referiu que a “capacidade de inovar é uma prioridade para a UAb, numa sociedade em profunda mudança, onde a educação digital enfrenta grandes desafios”.

O Reitor destacou que o Conselho Geral é um órgão plenamente envolvido na estratégia e na ação da UAb e que conta com o empenho de todos os empossados do Senado para “dar consistência e acompanhar a construção do pensamento da Universidade”.

O Conselho Geral é um órgão de governo ao qual compete, entre outras atribuições, aprovar alterações aos estatutos, organizar o procedimento de eleição e eleger o Reitor, apreciar os atos do Reitor e do Conselho de Gestão, assim como propor iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da Universidade.

O Senado académico é um órgão de consulta obrigatória pelo Reitor, ao qual compete pronunciar-se sobre diferentes matérias institucionais.

4 de maio, 2017