O Papel do Voluntariado em Oncologia

Além do Tratamento: O Papel do Voluntariado em Oncologia é o título da 2.ª sessão do 3.º Ciclo de Palestras em Psico-Oncologia “Cancro: Conversas que importam” que ocorre online a 23 de abril, pelas 19h00.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assume-se como a entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. A dinâmica mais alargada da atuação desta instituição assenta, essencialmente, na colaboração de voluntários que, de forma altruísta e desinteressada, nos ajudam a alcançar os objetivos propostos.
O voluntariado define-se pelo conjunto de atividades de interesse social e comunitário, desenvolvidas por pessoas que, atendendo tanto às necessidades do outro, quanto às suas próprias motivações pessoais, realizam um trabalho gerado pelo impulso solidário, não remunerado e devidamente regulamentado, estruturado e acompanhado.
Na LPCC, o voluntariado desenvolve-se em diferentes áreas de intervenção: comunitário, hospitalar, entreajuda e competências. A ação dos voluntários, ao contribuir para o apoio social e a humanização em oncologia, além do fundamental papel na educação e prevenção de cancro é, simultaneamente, um meio e um fim no cumprimento da missão da LPCC.
A sessão tem os contributos de Sónia Silva, da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e os testemunhos de Olga Pereira, do Movimento Vencer e Viver – Guarda, Acácio Duarte, do Voluntariado Hospitalar – LPCC, e Cristina Branco, do Grupo de Voluntariado Comunitário – LPCC – Mêda. Susana Vilas Boas, docente na Universidade Aberta (UAb), é a moderadora.
O Ciclo de Palestras é organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem da UAb em Ansião, Madeira, Mêda, Grândola, Praia da Vitória, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, São João da Madeira e Silves, em parceria com a Liga Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.
Participação gratuita com inscrição obrigatória.
11 de abril, 2025