Obrigado, Jorge Silva Melo



Hoje devia falar-se só de Teatro.

Morreu Jorge Silva Melo, encenador, autor, crítico, cineasta, ativista do Teatro em Portugal na sua forma mais completa: através dos textos da dramaturgia europeia que divulgou, dos atores que formou e acompanhou ao longo das suas carreiras, da encenação e subida ao palco de algumas das mais significativas peças do teatro contemporâneo com o apoio da companhia que criou em 1995, a Artistas Unidos.

Há cerca de dois anos depois de ter colaborado numa série de três programas da série “Conversas com…” em que participaram o escritor Almeida Faria e o Professor catedrático, ex-Reitor da Universidade Aberta, Carlos Reis,  Jorge Silva Melo propôs-nos a produção de uma série de episódios, de acesso livre,  sobre a História do Teatro, numa visão muito própria, muito pessoal que chamou de “A minha História do Teatro”.

Foram nove os episódios preparados. O nosso estúdio recebeu atores de grande craveira que leram excertos notáveis da dramaturgia ocidental. Os depoimentos de Jorge Silva Melo deram ainda mais sentido a esses textos. O Mestre na sua generosidade partilhou com todos o que outros mestres fizeram pelo teatro: Goldoni, Tchekov, Ibsen, Pirandello, Brecht, Tennessee Williams, Arthur Miller, Harold Pinter…

O último episódio tratava de dramaturgos que se afirmaram após o teatro minimalista de Samuel Beckett. Ficou pronto há uma semana atrás. Segundo sabemos o Jorge Silva Melo ainda o viu.

Partilhamos convosco esse excelente último programa:

→ Para ver todos os episódios aceda à lista de reprodução.

15 de março, 2022